top of page
elltaambientalesan

Investidores e consumidores pressionam empresas a se reinventarem

O diagnóstico dos especialistas do Gartner sobre o mais recente relatório Legal, Compliance and Privacy Risk Spots 2022, apresenta quatro fatores que ajudam a explicar por que as organizações que não acompanharem as transformações do ambiente corporativo trazidas pelo novo cenário de risco pós pandemia enfrentarão dificuldades, riscos a pressão por parte de governos, clientes, parceiros, funcionários a sociedade civil.

  1. O papel das empresas na sociedade está mudando. De acordo com Abbott Martin, vice-presidente de pesquisa, as mudanças climáticas e a reação governamental a elas são um contexto estratégico cada vez mais crítico para todas as empresas, e as expectativas sociais de funcionários e clientes devem ser levadas em consideração.

  2. A relação empregado-empregador mudou. Durante a pandemia do Novo Corona vírus muitas pessoas reavaliaram suas vidas profissionais e muitas empresas tiveram de reestruturar a forma sobre como o trabalho é realizado. As mudanças ainda estão acontecendo e as empresas deverão estar preparadas para atender a demanda dos funcionários sem gerar prejuízo ou comprometer a estrutura corporativa.

  3. Competição geopolítica e rupturas corporativas. Um crescente descompasso entre o que o público espera e o que os governos entregam está gerando tensão dentro e entre as sociedades. A globalização aumenta a possibilidade de perturbações políticas, legais, ambientais e criminais entre corporações e governos. Esses fatores devem incentivar empresas a se prepararem e tornarem-se mais resilientes.

  4. Novas Fronteiras da Regulação Tecnológica. O cenário corporativo está cada vez mais envolvido no uso de dados, plataformas de inteligência artificial com uso e armazenamento de informações pessoais. De acordo com Martin, “leis e regulamentos irão reformular a ação corporativa hoje e definir a forma dos mercados no futuro. A importância do mapeamento de dados e da governança de IA aumentará juntamente com o uso dessas tecnologias em aplicativos de negócios."


"As marcas que têm a capacidade de entender os valores que estão emergindo na sociedade, antecipá-los e dar um retorno, são as que conseguem evoluir com o tempo. E o nosso tempo está pedindo posturas diferentes"- Francine Lemos, Diretora Executiva do Sistema B Brasil

Para entender melhor como uma corporação pode se proteger de riscos específicos e se fortalecer no mercado, veja a seguir três dicas básicas e fundamentais de como utilizar ferramentas ESG nessa jornada.


Para mais detalhes sobre riscos específicos, implicações e ações sugeridas para gerenciar sua corporação, entre em contato conosco!














27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page