top of page
elltaambientalesan

Semana da Compostagem Brasil começa dia 1º e vai até dia 07 de maio! PARTICIPE!



Este ano o tema da Semana da Compostagem é o composto como receita para a regeneração do solo, processo circular que transforma a gestão de resíduos e proporciona solos saudáveis, levando a frutas e vegetais mais ricos em nutrientes, com os restos voltando para serem compostados e o processo reiniciado. O composto adiciona carbono de volta ao solo, promove o controle da erosão e fecha o ciclo, evitando a perda de valiosos recursos orgânicos.


O Instituto Lixo Zero Brasil e os Composteiros do Brasil realizam a segunda edição da Semana da Compostagem Brasil, e vai até dia 07/05 uma plataforma de mobilização social para quebrar paradigmas, orientar, ensinar e tirar dúvidas sobre a prática de reciclagem de resíduos orgânicos.


Lançamento da Semana da Compostagem:


Dia 1º de maio as 10h (horário de Brasília), a Semana da Compostagem Brasil 2022 será oficialmente lançada com um painel sobre o passado, presente e futuro da compostagem no Brasil, confere os painelistas:

  • Antonio Storel - Consultor em tratamento de resíduos líquidos, sólidos e compostagem, São Paulo/SP

  • Tiago Ayub - Biólogo, presta assessoria no setor de agricultura focando em ecologia e utilizando composto orgânico - Chácara Way, Manaus/MA

  • Germano Guttler - Professor da UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, Projeto Resíduo Orgânico Zero - Lages/SC

  • Paulo Teodoro - Eng. Agrônomo e pesquisador em Biofertilizantes e valorização de resíduos orgânicos - Agricultura Bioativa Ambiental - Cuiabá/MT

  • Luíza Corradini - Eng. Ambiental, Empreendedora da Guaráipu, serviço de coleta e compostagem - Campinas/SP

  • Rebecca Wermont - Empresária no ramo da sustentabilidade - Yby Soluções Sustentáveis, Verdear Eventos - Fortaleza/CE

  • Marco Antônio Fujihara - Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, São Paulo/SP

  • Katia Goldschmidt Beltrame - Eng. Agrônoma, Diretora Técnica da MK2R, Membro da ABRAPS, Piracicaba/SP

Encerramento às 11h45min


Inscreva-se AQUI para ficar por dentro do Lançamento da Semana da Compostagem Brasil.


Além de acompanhar o Lançamento da Semana da Compostagem Brasil, como participar?


Se você é Embaixador e/ou Empreendedor na Área da compostagem pode promover o evento em sua cidade. Para mais informações chame: AQUI

O Lixo Zero irá apoiar as ações promovidas tanto por empresas, por iniciativas locais de compostagem ou por qualquer cidadão que queira compartilhar suas experiências sobre a compostagem. As ações são autogeridas, ou seja, qualquer pessoa, empresa ou instituição pública pode criar e executar sua ação.

- Workshops e oficinas de compostagem- Interações artísticas

- Mobilização de setores públicos e privados

- Lives e posts nas redes sociais

- Conversa no seu condomínio

- Ponto de recolhimento de biofertilizante e composto (para quem já composta)

- As ações podem ser presenciais ou virtuais

Pesquisa sobre resíduos orgânico em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

Só podemos administrar aquilo que conhecemos. Por isso o Lixo Zero Porto Alegre está realizando uma Pesquisa para ouvir como os cidadãos da cidade estão se relacionando com seus resíduos. O objetivo com o resultado é poder mapear uma solução mais sustentável do encaminhamento desses resíduos através da compostagem. A pesquisa faz perguntas básicas como “Você separa seus resíduos?” e “Você realiza compostagem?”.


Os resultados prévios serão divulgados durante a Semana da compostagem. A pesquisa deve ser respondida por quem pratica e por quem não pratica a separação ou compostagem. Os dados pessoais estão protegidos por Lei. O link para responder é https://forms.gle/KBic4hrWodjjrxjV8 . Quem responde concorre a prêmios, o sorteio acontecerá dia 02 de maio.



· Cerca de 25% do material que chega nas usinas de reciclagem não pode ser reaproveitado simplesmente por estarem sujos.

· Estimativa de que apenas 1% dos brasileiros compostam seus orgânicos em suas residências.

· 97% dos resíduos produzido no Brasil acaba sendo encaminhado para lixões e aterros sanitários.

· R$ 20 bilhões/ano de gasto público brasileiro são para depositar o resíduo orgânico nos lixões e aterros sanitários, dinheiro que poderia ir, boa parte, para educação, saúde, segurança pública e outras áreas importantes.

Assim como Porto Alegre, muitos municípios no Brasil precisam encaminhar seus resíduos para fora do seu município, gerando custo e gases poluentes no transporte até os aterros e lixões.


Bora inspirar o Brasil a COMPOSTAR!

A Ellta Ambiental apoia e promove a compostagem em todos os seus projetos!

Saiba como se inserir a compostagem e nossas soluções sustentáveis, entre em contato.





164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page